Projetos e Inovação

Síndrome de Down – Envelhecer com Saúde


A necessidade existente de conhecer, caracterizar, estudar, os mecanismos do envelhecimento, certos que existem matéria-prima suficiente e colaboradores dedicados a toda esta envolvência, levou-nos à realização de um estudo científico cujo objetivo se fundamentou no conhecimento dos mecanismos patogénicos do envelhecimento das pessoas com Síndrome de Down.
O projeto que levámos a cabo visa, no essencial, criar bem-estar, felicidade e mais qualidade de vida em particular na área da saúde, onde os estudos são muito embrionários, não monitorizados e avaliados. Acreditamos que o estudo tem um potencial de aplicação que poderá alterar os conceitos de envelhecimento, não da população dita normal, mas daqueles que cuidamos, amamos e protegemos e que foram a razão da génese da APPACDM de Lisboa.
Este estudo resulta de uma parceria com a Humanitas, e com o cofinanciamento do Instituto Nacional de Reabilitação, através da candidatura ao “Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.” 2015.

Síndrome de Down | Envelhecer com Saúde - Artigo Científico (249)

Musicoterapia


Desde setembro de 2016 que as Casas de Alapraia em colaboração com a empresa “Clave de Ti” levaram a cabo uma intervenção na área da musicoterapia, no âmbito do projecto Aprovado pelo INR.
Esta intervenção possibilita aos 25 clientes do Centro de Atividades Ocupacionais das Casas de Alapraia, a vivência da música e dos seus elementos (ritmo, melodia e harmonia), como meio de abertura de canais de comunicação e de desenvolvimento de competências inerentes à área da música.
Este projeto irá permitir, através da realização de 2 encontros a realizar no próximo mês de Dezembro, uma interação com a comunidade que nos é próxima e também com outras instituições convidadas ou alunos de escola regular.
Esta intervenção tem sido muito positiva para todos e é com muito agrado que assistimos ao entusiasmo e empenho de todos os participantes durante as sessões.

projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR,I.P.