Centro Júlia Moreira


Esta estrutura de atendimento agrega as respostas sociais de Centro de Apoio Ocupacional e de Lar Residencial.

O Centro de Atividades Ocupacionais, tem capacidade para atender 90 pessoas adultas com deficiência intelectual severa/profunda e com mobilidade reduzida, apostando em atividades de cariz terapêutico e sensorial, onde se privilegiam o bem-estar físico e emocional.

Integra-se num edifício com adequadas condições de acessibilidade e um conjunto de infra estruturas que podem responder às necessidades desta população nomeadamente um ginásio, uma sala sensorial/relaxamento e um apropriado leque de produtos de apoio.

Para a população com maior nível de autonomia, investe-se na manutenção das competências pessoais e sociais adquiridas ao longo da vida desenvolvendo-se atividades ocupacionais de cariz artístico, artesanal e produtivo.

Atendendo às suas capacidades, condição física e emocional e expectativas é prestado apoio nas seguintes especialidades:
• Terapia Ocupacional;
• Psicomotricidade;
• Educação Social;
• Educação;
• Psicologia;
• Serviço Social.

Na comunidade, a prática de atividades motoras adaptadas/desportivas, como a vela adaptada no Centro Náutico da Marina Parque das Nações, a hipoterapia na Academia Equestre João Cardiga e o futebol no Clube Futebol Varejense constituem oportunidades para partilhar lugares comuns.

Criado há cerca de 26 anos, o Grupo de Teatro “Nós”, também sedeado nesta estrutura, conta atualmente 43 atores que frequentam os diferentes centros de atividades ocupacionais e lares residenciais da APPACDM de LISBOA. Tem um vasto portfólio de peças desenvolvidas ao longo do seu percurso, assim como um número bastante significativo de apresentações realizadas nos mais diversos palcos, para uma população alvo juvenil, em particular a comunidade escolar.

No âmbito das parcerias e da responsabilidade social destaca-se a OTIS, parceiro há cerca de duas décadas, onde cada utilizador retido nos seus elevadores recebe uma tela pintada óleo feita nos nossos ateliers, sendo um exemplo da valorização e reconhecimento do potencial criativo dos nossos clientes.

O Lar Residencial, atende 14 clientes com deficiência intelectual e incapacidade com características funcionais bastante diferenciadas.

No âmbito das atividades desenvolvidas, têm particular enfoque as de maior impacto no bem-estar físico e emocional visando a melhoria da sua qualidade de vida.

No âmbito das parcerias e ao nível dos cuidados de saúde, salienta-se a Faculdade de Medicina Dentária para higiene oral dos nossos clientes, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Centro de enfermagem da Graça para serviços de enfermagem no domicílio.

Regulamento Interno de Funcionamento
CAO Júlia Moreira (1) (106)
CAO Júlia Moreira (2) (107)
Lar Residencial Júlia Moreira (105)