Menção Honrosa Museu de Lisboa, Projeto “Nós por Todos”

Menção Honrosa Museu de Lisboa, Projeto “Nós por Todos”. Um projeto que envolve uma parceria duradoura entre a APPACDM Lisboa e o Museu de Lisboa, e que capacita partindo da história da cidade, da identidade e envolvendo as artes performativas, nomeadamente o teatro, com um duplo sentido: conferir competências sociais e profissionais aos utentes daquela IPSS e educar para a diferença. Através deste, proporciona-se aos alunos dos três primeiros anos do 1º ciclo, de forma inclusiva e completamente integradora e integrada, o contacto com os atores do Grupo de Teatro “NóS”.

Como refere o candidato, este projeto tem permitido junto dos membros do grupo de teatro Nós “um aumento de auto-estima e de exigência profissional e social”, assim como uma adaptação ao público e a vários espaços, uma vez que se trata de um projecto também realizado fora de portas (entenda-se fora do Museu).

Por outro lado, tem permitido junto dos públicos uma maior abertura perante a diferença e tolerância, concorrendo para a eliminação de preconceitos.

Nesse sentido, deliberou o júri por unanimidade atribuir ao Museu de Lisboa a Menção Honrosa do Prémio Acesso Cultura -Acessibilidade Intelectual.

 

O Júri: Dália Paulo–Museóloga, Presidente da Direcção da Acesso Cultura Marco Paiva – Ator,Encenador, CRINABEL Teatro Maria José Lorena – Fundação LIGA

O grupo de Teatro Nós terminou a temporada de espetáculos até julho, destacando-se um total de 19 atuações em diferentes espaços da comunidade, em particular no Museu da Cidade (Lisboa).

Aos cerca de 910 espetadores, crianças e jovens das escolas e instituições OBRIGADO PELO VOSSO APLAUSO!

A partilha de lugares comuns são sempre oportunidades únicas para que as pessoas com deficiência tenham um papel socialmente valorizado.

Um agradecimento especial à Direção e Coordenação do Museu de Lisboa, à Coordenação do Serviço Educativo e à nossa amiga de sempre, a Dra Ana Paula Antunes.

O grupo de teatro retoma as atuações em setembro…

www.acessocultura.org