Creche A Tartaruga e a Lebre


Crescer como pessoa, com direitos e deveres na construção de um futuro feliz!
A diversidade enriquece-nos.

É uma resposta social, desenvolvida em equipamento de natureza socioeducativa, para acolher crianças dos 3 meses aos três anos de idade, durante o período diário correspondente ao impedimento dos pais ou das pessoas que as tenham à sua guarda, e vocacionada para o apoio à criança e à família.
Criada no final da década de 70, foi uma das primeiras creches de inclusão e intervenção precoce em Portugal.

Princípios da intervenção
Cada criança é um ser único e individual. Na diferença de cada uma está a sua riqueza pessoal que é composta pelas suas características e essa individualidade deve ser respeitada e estimulada com vista ao seu desenvolvimento harmonioso.

A intervenção junto das crianças perspetiva a sua evolução através do programa de desenvolvimento individual, tendo por base as suas necessidades, potenciais e expectativas das famílias.

Cada sala tem o seu  projeto pedagógico que reflete a caracterização do grupo, em face da sua faixa etária e estádio de desenvolvimento.

A equipa da creche privilegia a participação ativa dos pais na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Individual (PDI), bem como a adequação dos processos de avaliação, respeitando todos os contextos em que a criança está inserida.

Os princípios da ação orientam-se ainda pelo modelo biopsicológico/sistémico que privilegia; uma visão da criança na sua dimensão física, psicológica e social e o desenvolvimento de atividades nas seguintes áreas curriculares:

  • Cognitiva
  • Socio-afectiva comportamental
  • Autonomia
  • Motora
  • Sensorial
  • Comunicação

As crianças estão em constante aprendizagem, e fazem-no através da ação, observação e imitação. É através dos sentidos que apreendem o ambiente envolvente. Com o que recebe dos sentidos, adapta-se ao meio e começa a construir o seu conhecimento do mundo, bem como o conhecimento de si próprio. A dinamização de um leque variado de experiências e situações com o objectivo de desencadear descobertas e aprendizagens.

Os espaços destinados às brincadeiras/atividades são locais protegidos, onde as crianças se podem movimentar à vontade, gatinhar e rebolar de forma a experimentar e explorar todo o ambiente que as rodeia.

Os materiais são apelativos para os sentidos, com diferentes cores, texturas, tamanhos, formas, sons, pesos e funcionalidades, promovendo assim novas descobertas, novas aquisições, novas aprendizagens que contribuem para um desenvolvimento global e harmonioso da criança.

O mobiliário é adequado, seguro e confortável com armários com prateleiras a diferentes alturas, proporcionando o fácil acesso aos objetos, os espaços para a higiene são dimensionados para as crianças, com bancadas para mudas de fraldas e cabides individuais.


Regulamento Interno de Funcionamento | Creche A Tartaruga e a Lebre (89)
Ficha de Inscrição | Ficha de Inscrição | Creche (59)
Depois de preenchida, poderá enviar para geral.creche@appacdm-lisboa.pt

Legislação aplicável | Portaria n.º 2622011 de 31 de Agosto | Creche (712)