A Tartaruga e a Lebre


“A Tartaruga e a Lebre” é uma estrutura educativa que, pelas suas características físicas, organizacionais e de recursos humanos, está orientada para o atendimento a crianças com necessidades educativas especiais e suas famílias.

Desde sempre, a gestão da creche, nos seus diferentes níveis (organizacional e pedagógico/curricular), tem sido desenvolvida segundo o princípio do respeito pela diversidade e na consequente necessidade de encontrar respostas diferenciadas para todas e cada uma das crianças e respetivas famílias.

A creche apresenta uma rede de relações que se estabelece entre todos os vários membros envolvidos, pais, profissionais e crianças. Esta rede é determinada através da comunicação entre os diferentes intervenientes.

Espaço Físico
A creche é uma unidade física em forma de “U” de um só piso, com acesso direto ao exterior. Existindo, ao centro das duas alas, um jardim arrelvado com equipamento lúdico infantis com pavimento de segurança. Todo o edifício é circundado por espaço verde.

Projeto Pedagógico
Todas as crianças que frequentam a Creche “A Tartaruga e a Lebre” necessitam do apoio permanente do adulto.
Nesta fase do desenvolvimento, a criança aprende principalmente através dos sentidos, captando, assimilando e respondendo ao que recebe do meio envolvente. Desta forma conhece o mundo e conhece-se a si mesma, vai adquirindo novas competências e capacidades, com a aquisição da marcha e da linguagem vai progressivamente ficando mais autónoma.

É importante o respeito pelo seu ritmo e personalidade, aproveitando todas as ocasiões para lhe dar os meios de progredir e adquirir autonomia, deixando-a experimentar e tomar consciência das suas potencialidades.

Organização de grupos/salas
As salas estão organizadas de modo a apoiar os interesses e satisfazer as necessidades das crianças tendo em conta a faixa etária em que se encontram. São na sua maioria espaços amplos com luminosidade natural e com acesso direto ao jardim.

Os equipamentos e materiais existentes nas salas permitem uma multiplicidade de utilizações por parte da criança, em adequadas condições de promoção do desenvolvimento, permitindo a partilha e interação com os pares.

As salas constituem-se como unidades organizadas, sendo cada uma confiada a 2 educadoras de infância e ajudantes de ação educativa, estando distribuídas por quatro grupos/salas:
• Berçário
• Sala dos bebes 3m-7m
• Sala dos 1os passos 8m-12m
• Sala dos pequenos -12m-24m
• Sala dos grandes - 24-36m

As atividades desenvolvidas em cada sala assentam em metodologias diferenciados para cada etapa de desenvolvimento da criança, de acordo com a sua faixa etária, ritmo biológico, hábitos e interesses. As atividades propostas levam a criança a explorar a sua criatividade de forma espontânea, mas também de forma orientada em que as atividades lúdicas são utilizadas como estratégia essencial para motivar a sua participação.

As áreas de intervenção são transversais, sendo que as áreas Sócio-afetiva e Comportamental e Autonomia, pertencentes ao domínio Desenvolvimento Pessoal e Social, estão presentes em todas as atividades realizadas.

A dinâmica da creche /salas está estruturada de forma tranversal de modo a garantir o desenvolvimento harmonioso da criança; contudo as rotinas de sono/higiene realizam-se, durante todo o dia, em função das necessidades individuais de cada criança.

Organização do tempo (horários de atividades e rotinas)
• Acolhimento
• Atividades Orientadas (de acordo com a sua faixa etária e etapa de desenvolvimento)
• Refeições
• Sesta
• Prestação de cuidados
• Atividades livres e de exploração