Centro Júlia Moreira

Esta estrutura de atendimento agrega as respostas sociais de Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (CACI) e de Lar Residencial.

CACI tem capacidade para atender mais de 90 pessoas adultas com deficiência intelectual severa/profunda e com mobilidade reduzida, apostando em atividades de cariz terapêutico e sensorial, onde se privilegia o bem-estar físico e emocional

O edifício assegura adequadas condições de acessibilidade e um conjunto de espaços que podem responder às necessidades desta população nomeadamente um ginásio, uma sala sensorial/relaxamento e um apropriado leque de produtos de apoio.

Atendendo às necessidades e potenciais, diferenciadas destes clientes, os técnicos especializados intervêm multidisciplinarmente nas seguintes áreas:

  • Terapia Ocupacional;
  • Psicomotricidade;
  • Educação Social; 
  • Psicologia;
  • Nutricionismo;
  • Serviço Social

Para a população com maior nível de autonomia, investe-se na manutenção das competências pessoais e sociais adquiridas ao longo da vida, através  do desenvolvimento de  atividades na/para a comunidade de cariz:

  • artesanal, criando produtos 100% naturais, como os nossos sabonetes, que são no momento o nosso produto mais solicitado, não só pelos aromas como também pela originalidade das formas. Também os trabalhos em trapilho começam a ganhar novas formas em utilidades para a decoração da sua casa. Cada utilizador retido nos elevadores da OTIS, parceiro há cerca de três décadas, recebe uma tela pintada óleo feita nos nossos ateliers, sendo um exemplo da valorização e reconhecimento do potencial criativo dos nossos clientes.
  • socialmente útil, remuneradas, na comunidade através de parcerias com LAS CHOLAS e o HARDROCK CAFÉ.
  • desportivo em equipamentos na comunidade, Associação Naval de Lisboa, Clube Futebol Varejense, Junta de Freguesia de São João de Brito, Piscina Municipal do Casal Vistoso
  • ocupacional/produtivo, destacando-se as empresas para as quais “trabalhamos”no âmbito:

Criado há mais de 30 anos, o Grupo de Teatro “Nós”, também sedeado nesta estrutura, conta atualmente 43 atores que frequentam as diferentes estruturas da APPACDM de LISBOA. Tem um vasto portfólio de peças desenvolvidas ao longo do seu percurso, assim como um número bastante significativo de apresentações realizadas nos mais diversos palcos, para uma população alvo juvenil, em particular a comunidade escolar. 

A parceria com o Museu da Cidade de Lisboa, recebeu, em 2017, uma menção honrosa do Prémio Acesso Cultura - Acessibilidade Intelectual. A ultima peça 05 de outubro 1910, uma historia bem contada, https://www.museudelisboa.pt/pt/acontece/lisboa-5-de-outubro-de-1910, continua a ser apresentada, no Museu, a alunos do ensino regular, mediante marcação previa.

Lar Residencial, atende 14 clientes com deficiência intelectual e incapacidade com características funcionais bastante diferenciadas.

Nesta a fase da vida em que se evidenciam sintomas de envelhecimento, maiores necessidades de suporte e as comorbilidades associadas, os cuidados básicos e de saúde assumem um papel preponderante no seu bem-estar físico e emocional 

Os técnicos especializados que constituem a equipa, intervêm multidisciplinarmente nas seguintes áreas:

  • Terapia Ocupacional;
  • Educação Social;
  • Psiquiatria
  • Clínica Geral

Ao  nível dos cuidados de saúde, salienta-se as parcerias com a Faculdade de Medicina Dentária para higiene oral dos nossos clientes, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Centro de enfermagem da Graça, serviços de enfermagem no domicílio, e ACES.


  1. Este trabalho tem a marca das antigas “Oficinas de S. Vicente” assumidas pela Instituição no início da década de 90. Após a extinção da resposta para emprego protegido, esta área foi integrada nesta estrutura e conta com o  desempenho dos  15 clientes que a frequentam. ↩︎

Regulamento Interno de Funcionamento

CAO Júlia Moreira (2) (atualização em curso)

Lamentamos, de momento as inscrições para clientes externos encontram-se condicionadas devido ao número de inscritos internos em lista de espera para esta resposta social.

Legislação de suporte

Portaria n.º 59/2015 de 2 de março

Diretora técnica: Catarina Simões
E-mail: dir.jm@appacdm-lisboa.pt