Crescer como pessoa, com direitos e deveres na construção de um futuro feliz!
A diversidade enriquece-nos.
É uma resposta social, desenvolvida em equipamento de natureza socioeducativa, para acolher crianças dos 3 meses aos três anos de idade, durante o período diário correspondente ao impedimento dos pais ou das pessoas que as tenham à sua guarda, e vocacionada para o apoio à criança e à família.
Criada no final da década de 70, foi uma das primeiras creches de inclusão e intervenção precoce em Portugal.
Princípios da intervenção
Cada criança é um ser único e individual. Na diferença de cada uma está a sua riqueza pessoal que é composta pelas suas características e essa individualidade deve ser respeitada e estimulada com vista ao seu desenvolvimento harmonioso.
A intervenção junto das crianças perspetiva a sua evolução através do programa de desenvolvimento individual, tendo por base as suas necessidades, potenciais e expectativas das famílias.
Cada sala tem o seu projeto pedagógico que reflete a caracterização do grupo, em face da sua faixa etária e estádio de desenvolvimento.
A equipa da creche privilegia a participação ativa dos pais na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Individual (PDI), bem como a adequação dos processos de avaliação, respeitando todos os contextos em que a criança está inserida.
Com inspiração na abordagem Reggio Emília, uma experiência educativa de sucesso, em Itália. As atividades são desenvolvidas através da:
- Renovação e reorganização de espaços;
- Dinamização de experiências diversificadas, centradas no interesse da criança, apoiando a sua curiosidade natural
- Valorização da observação e escuta da criança
- Produção de documentação pedagógica, como instrumento descritivo, interpretativo e avaliador dos processos de aprendizagem.
A Creche acredita que esta abordagem será diferenciadora na escuta ativa e valorização do potencial de expressão da criança em diferentes linguagens.
Os espaços destinados às brincadeiras/atividades são locais protegidos, onde as crianças se podem movimentar à vontade, gatinhar e rebolar de forma a experimentar e explorar todo o ambiente que as rodeia.
Os materiais são apelativos para os sentidos, com diferentes cores, texturas, tamanhos, formas, sons, pesos e funcionalidades, promovendo assim novas descobertas, novas aquisições, novas aprendizagens que contribuem para um desenvolvimento global e harmonioso da criança.
O mobiliário é adequado, seguro e confortável com armários com prateleiras a diferentes alturas, proporcionando o fácil acesso aos objetos, os espaços para a higiene são dimensionados para as crianças, com bancadas para mudas de fraldas e cabides individuais.
Regulamento Interno de Funcionamento |
Creche A Tartaruga e a Lebre
Legislação aplicável |
Portaria n.º 2622011 de 31 de Agosto | Creche