Centro de Recursos para a Inclusão

Sedeado no núcleo arquitetónico do Palácio Nacional da Ajuda, no originalmente denominado Centro Educacional Bonny Stilwell o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) dá continuidade à visão de uma sociedade inclusiva iniciada em 1962.

A criação do 1º centro em 1965, é o primeiro passo neste caminho inclusivo para as crianças com Trissomia 21.

Em 1978, abre a primeira creche inclusiva da Europa. 

Em 1992, têm início as primeiras experiências de integração de crianças com “Necessidades Educativas Especiais” em escolas de ensino regular, com uma equipa a apoiar alunos e professores.

Nos primeiros anos do séc. XXI na sequência da legislação aplicável, então promulgada, em parceria com o Ministério da Educação é criada uma unidade piloto enquanto “Centro de Recursos para a Inclusão”, reorientando, nesse sentido, a então existente “Escola de Educação Especial”. 

Daí para cá, firmaram-se parcerias com 15 agrupamentos de escolas nos concelhos de Lisboa, Odivelas e Almada, abrangendo cerca de 400 alunos com necessidades de saúde especiais.

Os serviços especializados prestados pelo CRI em contexto escolar, têm suporte numa equipa multidisciplinar, constituída por:

  • Terapeutas Ocupacionais
  • Terapeutas da Fala
  • Psicólogas
  • Psicomotricistas
  • Fisioterapeutas

A intervenção centra-se nos diferentes ambientes da escola, de forma a eliminar barreiras que dificultem o acesso ao currículo, à aprendizagem e à participação do aluno na vida escolar, seguindo uma metodologia grupal/individual em função do tipo de competências a desenvolver.

É fomentada a partilha da experiência e do conhecimento adquiridos ao longo de cerca de 30 anos sobre os alunos com NEE’s, em estreita colaboração com professores, pais, pares e outros profissionais.

A representação institucional na equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (EMAEI), favorece a nossa colaboração no processo de:

  • identificação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
  • transição para a vida pós-escolar.

Legislação aplicável

Gestora: Sandra Leal
E-mail: geral.cri@appacdm-lisboa.pt