No âmbito das comemorações dos 54 anos da APPACDM de Lisboa e depois de uma noite reveladora de talento, decorreu no dia 2 de Fevereiro, no Auditório Carlos Paredes, na Junta de Freguesia de Benfica, uma iniciativa que pretendeu divulgar os projetos em curso na nossa instituição, no âmbito do envelhecimento e prestação de cuidados.
Desenvolvido em parceria com a Humanitas e com o cofinanciamento do INR, I.P. o estudo “Síndrome de Down – Envelhecer com Saúde” foi apresentado pela equipa de trabalho – João Paulo Brandão (Diretor Clínico), Nádia Pinto Correia (Psicóloga), Marina Pousão (Psicóloga), Jorge Leiria (Psiquiatra), Olívia Felícia (Gestora da Qualidade) e Raquel Lourenço (Terapeuta Ocupacional).
Este estudo pretendeu conhecer características e indicadores que possam contribuir para o conhecimento do envelhecimento de pessoas com Síndrome de Down, segundo a percepção dos seus cuidadores.
Na área da prestação de cuidados, foi apresentado pela terapeuta Sara Barão, do bloco Júlia Moreira, o Projecto Humanitude, que se prende com o ajuste das necessidades diárias dos cuidados pessoais e de saúde às diferentes competências dos cuidadores e recursos que estas necessidades impõem, impulsionando assim melhores índices de bem-estar físico e emocional.
A iniciativa contou ainda com a participação do Grupo de Teatro Nós, que nos presenteou com duas coreografias.
Sem deixar esquecer os 54 anos da APPACDM de Lisboa, houve ainda tempo para brindar a esta associação que desde sempre se dedicou, com excelência, à prestação de cuidados de pessoas com deficiência intelectual e incapacidade. Foi, igualmente, num tom especial, que os parabéns se fizeram ouvir, na certeza de que continuaremos a trabalhar, para juntos criarmos sorrisos!!
A todos os envolvidos o nosso obrigado.
Consulte o artigo em Projetos e Inovação