Empresas de Inserção


Empresas de Inserção

A Flor da Quinta é uma Empresa vocacionada para a Construção e Manutenção de Espaços Verdes, tendo sido promovida a sua criação pelo centro Quinta dos Inglesinhos em 2002.

A Almaverde é uma Empresa vocacionada para Limpezas e Desmatações de caminhos, azinhagas e florestas, controlo de vegetação em envolventes de edifícios e espaços públicos, bem como para as limpezas de vias e urbanas, cuja génese foi em 2005

Estes projetos têm por base dois aspetos que nos pareceram determinantes:

O Concelho de Almada tem aproximadamente 71,035Km2 de área total, sendo que 34,74% desta área é estrutura verde principal, onde estão incluídas as áreas naturais de grande valor ecológico. Por exemplo, a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, a Mata da Trafaria, a Mata do Alfeite, a Área Agrícola e os grandes espaços verdes do concelho, como o Parque da Paz, os recintos desportivos e de lazer.

O segundo aspeto baseia-se na crescente sensibilização de toda a sociedade para a prevenção das consequências de acidentes naturais e/ou provocados, como inundações e incêndios, que tanto prejuízo têm causado ao nosso país. Nesta sequência, a empresa Almaverde propõem-se atuar na limpeza e controlo do coberto vegetal.

Estas empresas foram criadas no âmbito do Mercado Social de Emprego e visam a promover oportunidades de emprego para pessoas em situação de desfavorecimento, entre as quais pessoas com deficiência, desempregados de longa duração (DLD), ex-reclusos, famílias monoparentais, beneficiários de RSI e jovens em risco.

Para além de um serviço de qualidade que pretendemos proporcionar a todos os nossos clientes, contribuímos com a nossa atividade ao longo destes anos para o desenvolvimento pessoal e social e para a qualificação profissional dos nossos trabalhadores. Salienta-se ainda que no decorrer dos contratos, tanto de formação como de trabalho, os formandos/funcionários beneficiam do apoio de uma equipa de enquadramento desta empresa, que apoia os funcionários na resolução das suas problemáticas pessoais e sociais, contribuindo para a sua plena inserção.

Contribuímos assim desta forma para o aumento dos recursos existentes, principalmente no Concelho de Almada, no apoio à população mais frágil e carenciada, possibilitando-lhe o acesso a formação e emprego, na lógica das medidas ativas de combate à pobreza e à exclusão social e de desenvolvimento da rede social existente, onde a parceria assume uma particular importância.

Objetivos

  • Combater a exclusão social através da inserção ou reintegração profissional;
  • Aquisição e desenvolvimento de competências pessoais; sociais e profissionais adequadas ao exercício de uma atividade e de uma cidadania ativa;
  • Criar postos de trabalho.

Potenciais colaboradores

  • Desempregados de longa duração;
  • Desempregados, em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho, como por exemplo pessoas com deficiência, famílias monoparentais, beneficiários de RSI, jovens em risco, entre outros.

Processo de inserção

  • 6 meses de formação
  • 2 anos de profissionalização

Acreditamos…

no acesso ao emprego, a uma população mais desfavorecida;

na oportunidade de construção de um novo caminho à pessoas que atendemos diversos utentes, apoiando, integrando e acreditando

nas parcerias com diversas entidades da área de envolvência: CMA, GIP, IPSS e empresas privadas.


Legislação Aplicável